quinta-feira, 28 de julho de 2011

Comer ou não comer?




Já é de conhecimento público que ficar sem comer não emagrece, mesmo assim tem gente que insiste em passar fome com o objetivo de perder peso. O problema é que ao ficar longos períodos sem comer o organismo fica desesperado e acaba retendo parte dos poucos alimentos ingeridos. Com isso, o emagrecimento fica comprometido, mesmo se a pessoa estiver malhando.

Com base nessa teoria a nutricionista sugeriu que eu comesse de três em três horas, o que para muitos é um absurdo. Realmente não tenho fome, mas criei o hábito de fazer várias refeições e sinto que isso tem ajudado demais, especialmente porque comendo com freqüência não exagero nas porções. Além disso, hoje eu planejo o que comer. Ao acordar já penso no cardápio do dia e imediatamente providencio frutas e lanches para comer ao longo do dia. Uma tarefa trabalhosa, mas que tem rendido bons resultados...em um mês e meio já emagreci quatro kg e perdi quase dez centímetros na cintura.

Mas não basta comer de três em três horas é preciso escolher bem os alimentos. É aí que entra o papel do nutricionista, profissional que nos ensina a comer. Só ele é capaz de indicar o cardápio perfeito para cada pessoa. No meu caso a Dra. Jane indicou um programa de reeducação rico em frutas, verduras, legumes e fibras. Confira abaixo o cardápio base que estou seguindo:

7h30 – vitamina de frutas com leite integral, quinua em flocos, aveia e açúcar mascavo
9h30 – fruta
12h – arroz, feijão, carne magra, verdura e legumes
14h30 – 5 unidades de castanha do pará ou duas frutas (pode ser salada de frutas tb)
17h – chá mate, biscoito (integral ou polvilho) e uma fruta
19h - arroz, feijão, carne magra, verdura e legumes
22h – chá ou uma fruta

2 comentários:

  1. Bacana!!! Vou começar minha reeducação alimentar logo, rsrs!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou começar a pensar na minha alimentação também. Nunca escolho o cardápio com cuidado. Sempre deixo pra pensar o que vou comer em cima da hora. Vamos lá acabar com essa barriga!

    ResponderExcluir