domingo, 31 de julho de 2011

Como acabar com a prisão de ventre

Um dos maiores vilões do emagrecimento é a prisão de ventre. O incômodo que causa inchaço, desconforto, mau humor e até doenças é muito comum especialmente entre as mulheres.



Segundo especialistas a prisão de ventre pode ser causada por diversos fatores, como por exemplo, o uso de medicamentos, a ingestão de pouca água, mudanças repentinas de ambientes e até pela inibição da vontade de defecar (sensação de que ir ao banheiro é errado), algo muito comum em ambientes de trabalho. Mas sem dúvida a má alimentação ainda é o principal motivo.

Entenda

Quando os alimentos ingeridos são encaminhados ao intestino grosso, a água deles é retirada e, então, ocorrem contrações no intestino, que levam a massa restante até o reto para que ela seja eliminada. A prisão de ventre ocorre quando o intestino grosso absorve grande quantidade de água das fezes, tornando-as duras e secas, o que dificulta o transporte delas até o reto.

O que fazer?



Eu sou a prova viva de que prisão de ventre tem solução. Antes de iniciar a reeducação alimentar eu passava dias sem ir ao banheiro e agora vou duas e até três vezes ao dia. Essa mudança veio com a ingestão de mais verduras, legumes, frutas, fibras e água.

Café da manhã

Todos os dias pela manhã faço vitamina de frutas (banana/mamão ou banana/ maçã) com aveia e quinua em flocos (uma colher de sopa de cada). Três vezes por semana faço com leite e nos demais dias coloco suco de laranja (um copo de 250 ml). Sempre adoço com açúcar mascavo (duas colheres). Além de ser nutritiva essa vitamina satisfaz (não precisa comer mais nada no café da manhã).

Almoço e jantar

Não abro mão da salada de alface no almoço. Quando posso coloco tomate, cenoura e até frutas, como abacaxi, morango e manga. Fica super saborosa e ajuda a soltar o intestino. E ainda coloco quinua em grãos no arroz e uma colher de linhaça triturada no meio da comida.

Isso é o que tem me ajudado a estar em paz com o meu intestino e consequentemente, a perder peso. É que quando o intestino funciona direitinho o metabolismo trabalha mais e o corpo absorve menos gordura.

Espero que as dicas também sejam úteis pra vocês!

Um comentário:

  1. Karina,
    Por conta do intestino preso, estou em casa me recuperando de uma cirurgia.Agora, vou seguir suas dicas.Espero que o meu melhore.Bjos

    ResponderExcluir